3 de outubro de 2017
Conectividade: como a nova tendência musical mudou nossos hábitos
O mundo é conectado. A informação é simples, mas tem oportunizado verdadeiras transformações em nossos hábitos. Se hoje as interações são, em sua maioria, virtuais, há algum tempo era necessário suporte físico para realizar algumas ações.
Não está entendendo? Vamos exemplificar. Não faz muito tempo que para ouvir música era necessário comprar o CD ou DVD do artista desejado. Muitas vezes se comprava um CD inteiro por conta de uma única música, não é? Além disso, o formato das gravações permitia apenas uma média de 80 minutos de música por álbum. E se a ideia fosse compartilhar as músicas com alguém, a solução seria emprestar o CD.
O cenário descrito parece estranho se imaginarmos a grande mudança no mundo musical. A conectividade não só facilitou o acesso as obras de vários artistas como também mudou a rotina do modelo de consumir essas músicas. Essas mudanças criaram não só novos hábitos, mas uma nova experiência aos usuários. Ouvir música hoje é muito mais fácil, acessível e pluralizado.
E para que essa experiência fosse cada vez melhor, a indústria tem apostado em acessórios inteligentes e em novas tecnologias. O objetivo é que o simples fato de ouvir música seja uma experiência única e principalmente, prática e fácil. Aliás, a praticidade é uma das exigências do novo usuário: o cara conectado.
Essa tendência pode ser comprovada pelo avanço rápido do comportamento do consumidor que hoje prioriza entre outros itens de consumo o smartphone. De acordo com especialistas, para este ano, há a previsão de que o número total de usuários de smartphones chegue a 2,32 bilhões em todo o mundo, um aumento de 70% em relação aos dois anos anteriores.
Streaming – música online
Esse novo perfil trouxe também a inovação para o mundo da música. Se antes precisávamos ir até uma loja física escolher um novo CD, agora uma variedade infinita de músicas é ofertada em aplicativos e serviços de streaming. O surgimento do streaming, com sua alta capacidade de distribuir conteúdo, representou mudanças significativas, tanto para plataformas quanto para consumidores.
O relatório anual da Pró-Música Brasil constatou que serviços como Spotify, Apple Music e YouTube tiveram receita 52% maior no Brasil em 2016 e já rendem o triplo de mídias físicas como CD e DVD. O estudo considera um cenário em que, até 2020, 6 bilhões de pessoas estarão conectadas.
Tecnologias de conectividade
O emprego de alta tecnologia também está sendo feito pelas indústrias da área sonora. Caixas amplificadas, acústicas, portáteis e profissionais têm sido desenvolvidas para acompanhar a evolução do mercado, de músicos e consumidores.
Se praticidade é uma ordem do novo consumidor é nisto que as empresas têm apostado. Mas, elas não se limitam a somente isto. Layouts modernos, materiais mais leves, baterias mais duráveis e conexões mais eficientes.
Um exemplo deste avanço é a mudança nas opções de conectividades dadas aos usuários. Uma caixa multiuso por exemplo, trazia as opções de USB e SD Card. Essas duas portas de conexão já foram suficientes para permitir que a música fosse tocada em qualquer lugar e com uma playlist particular. Depois foi a vez da tecnologia Bluetooth que permite que outros dispositivos sejam conectados as caixas, como smartphones. E este foi um grande avanço pois se a playlist estivesse online, todos os problemas de falta de música estariam resolvidos.
Mas, para o uso dessa tecnologia ainda era exigido um pareamento. Um alinhamento entre aparelhos, o que para alguns usuários era ainda um problema. Hoje, novos modelos de conectividade já estão no mercado.
Tecnologia NFA
Ações no campo magnético. Essa é a nova tecnologia disponível no mercado quando o assunto é ouvir música. A Near Field Audio ou NFA tem seu funcionamento baseado nesta relação. Com a proximidade do smartphone e da caixa, a NFA permite o funcionamento automático, fazendo a transferência do som entre os aparelhos.
As caixas, com esta tecnologia, possuem uma área destinada especificamente para esta aproximação, potencializando a transferência.
Com a ausência de conexões, ela se torna mais fácil de usar. Também consome menos energia da caixa e do smartphone. A tecnologia também resulta em agilidade já que não é necessário parear e digitar códigos, ou esperar a identificação via IP.
As tecnologias Frahm
A Frahm tem sido pioneira na aplicação de tecnologias de conectividade em suas linhas de produtos. Em sintonia com as principais tecnologias mundiais, a empresa tem investido no aprimoramento de suas caixas permitindo que tanto músicos profissionais, quanto ouvintes de música possam ter o melhor em suas mãos.
A inovação é constante e novos produtos são lançados periodicamente para apresentar ao mercado soluções completas e eficientes independentes do uso final.
Conheça mais sobre a Frahm e seus produtos. Confira as opções de conectividade e desfrute de uma experiência única.
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