27 de outubro de 2017
Sonorização de ambientes traz possibilidade de renda extra
Todo o mercado tem focado na experiência do consumidor e esta nova visão tem aberto oportunidade para o desenvolvimento de outras áreas.
Ambientes exclusivos, itens personalizados, espaços mais sensoriais. Esses são apenas alguns dos pontos de destaque usados hoje para oportunizar ao consumidor ou cliente uma experiência única, e assim fidelizá-lo.
Entre as principais apostas os itens sensoriais têm ganho destaque. Seja pelo olfato, visão ou audição, espaços comerciais têm investido mais tempo e recursos ao tornar os ambientes mais confortáveis e agradáveis ao seu público-alvo. Essa mudança de comportamento não só do consumidor, mas do mercado como um todo tem oportunizado o crescimento de atividades paralelas como a sonorização de ambientes.
A instalação de som ambiente é um negócio de grande amplitude, com inúmeras possibilidades de atuação: projetos e serviços de acústica, sonorização de teatros, palcos para shows, empresas, escolas, mercados, residências, bares, clubes, auditórios…
Simplificando o negócio, a instalação de som ambiente tem como objetivo fazer a transmissão de informações sonoras em um ambiente específico. Essa informação pode ser a música, visando tornar o ambiente mais confortável; podem ser avisos e mensagens falados por um locutor ou a combinação de todos estes elementos.
Mercado de sonorização de ambientes
Apesar de estar em crescimento, o mercado de instalação de som ambiente possui grande concorrência. Isso porque, muitos profissionais até então dedicados somente a função de eletricistas tem apostado na área. Mas, vale ressaltar que poucos profissionais possuem alta qualificação para esta atuação. Ter uma atuação especializada, destinada ao desenvolvimento de técnicas e ao entendimento do som ambiente pode ser um grande diferencial para estes profissionais. Diante disto, a área ainda permite o ingresso de novas pessoas, principalmente capacitadas.
Hoje entre os serviços mais comuns, está a sonorização de espaços que permitem grande circulação de público. No entanto, projetos de sonorização residenciais ou de espaços menores, como consultórios médicos é uma forte tendência. Os serviços oferecidos por um instalador de som ambiente são basicamente:
- Sonorização em salas de teatros;
- Sonorização em Palcos para shows;
- Sonorização em Empresas em geral;
- Sonorização em Escolas;
- Sonorização em Residências;
- Sonorização em Bares e restaurantes;
- Sonorização em Clubes;
- Sonorização em Auditórios;
- Realização de projetos de acústica;
- Análise acústica, atualização e remodelamento de ambientes;
- Elaboração de projeto de isolamento e condicionamento acústico;
- Controle de ruído acústicos, ambientais e vibrações.
Investir em capacitação
Para garantir a satisfação do cliente com sua experiência, o mercado tem exigido a entrega de serviços e produtos de qualidade. Assim, também é com a sonorização de ambientes.
Se para outros serviços há a solicitação de conhecimento técnico, nesta área não seria diferente. Portanto, quanto mais informações técnicas sobre projetos, modelos de produtos, distribuição sonora possivelmente melhor será sua entrega e consecutivamente o número de clientes conquistados.
Também é preciso considerar que o mercado de fornecedores de sonorização tem ampliado as tecnologias em seus produtos, levando não só a possibilidade de som, mas uma maior interação entre clientes e ambiente. Assim, é fundamental acompanhar esta evolução.
No site www.sonorizacaodeambientes.com.br é possível fazer um treinamento para sonorização de ambientes. Ele é dividido em cinco vídeo aulas que trazem informações necessárias para aprender a fazer projetos otimizados para diversos tipos de ambientes.
Além disso, a página disponibiliza vídeos técnicos, cases e dicas para os profissionais da área.
A escolha de fornecedores
Tão importante quanto conhecer o mercado e se capacitar é a escolha dos fornecedores. Elaborar projetos com produtos de qualidade, além de garantir a performance da sonorização, também podem tornar mais fácil a definição do projeto.
Assim, para fazer essa escolha, analise o histórico da empresa, os produtos oferecidos por ela e assistência técnica que você terá. Também veja se a empresa tem evoluído com o mercado e se seus produtos estão coerentes com as tendências de conectividade.
Para agregar valor a este tipo de negócio você pode considerar:
- Oferecer equipamentos de ponta;
- Oferecer ao cliente comodidade e beleza proporcionando prazer de frequentar o ambiente;
Para esses dois itens o design dos produtos também deve ser considerado em sua escolha. Quanto mais fáceis de se adaptarem a qualquer ambiente, melhor. Apesar do foco no estilo, é importante que a sonorização não interfira na arquitetura ou decoração do ambiente.
Os equipamentos
Cada projeto de som exigirá equipamentos específicos. Por isso, é importante conhecer a variedade oferecida pela indústria de sonorização. A Frahm por exemplo, oferece uma gama completa de produtos. São amplificadores, caixas, arandelas além de um Kit de Sonorização e uma linha específica para residências.
Essa variedade de equipamentos permitirá que você amplie sua atuação podendo atender projetos diferenciados e independente do porte, atende-lo com qualidade.
A atuação em sonorização de ambientes pode considerar a venda e instalação ou somente a instalação dos produtos. Essa definição está ligada a escolha do investimento que deseja fazer e ainda ao seu conhecimento técnico. O importante é você dedicar tempo para se capacitar e dar início a atuação para ganhar experiência.
Nós da Frahm acreditamos na área e temos certeza que ela possa render uma boa renda extra.