Dia do Músico: saiba mais sobre a história desta data


19 de novembro de 2020


Dia do Músico: saiba mais sobre a história desta data

Talvez você não saiba, mas o Dia do Músico é comemorado em 22 de novembro. A data não é muito divulgada, mas deve ser lembrada para que possamos valorizar o trabalho desses profissionais e parabenizá-los pelo seu dia. 

 

A profissão de músico é fundamental para a arte e cultura de forma geral, além de impactar diretamente na vida das pessoas. Sem os músicos, não teríamos a oportunidade de conhecer canções, ouvir o som de diversos instrumentos, participar de eventos e viver a experiência tão rica que essa arte nos proporciona. 

 

Em homenagem a essa data e para contar um pouco mais sobre o Dia do Músico, preparamos este conteúdo. Vem descobrir como a comemoração surgiu!

 

Como o dia do músico surgiu?

 

O dia 22 de novembro também é o dia em que a igreja católica comemora o Dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos — até por isso a data foi associada à profissão. Para entender melhor a relação da santa com os músicos e a data comemorativa, a seguir você vai conhecer a história da Santa Cecília.  

 

Nascida no século II, Cecília era de origem rica e foi prometida para Valeriano, um homem também rico de Roma. Embora não quisesse casar, a moça não tinha opção: teve que aceitar a decisão de sua família. Quer saber o que isso tem a ver com o dia do músico? Foi esta história que transformou Cecília a padroeira dos músicos, acompanhe!

 

Em seu casamento, Cecília cantou um louvor a Deus, pedindo que sua virgindade fosse conservada. Na noite de núpcias, enquanto cantava seus hinos, contou ao marido que havia  consagrado sua virgindade a Cristo e que um anjo guardava sua decisão.

 

Cecília disse “que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de Deus”. Valeriano ficou impressionado e respeitou sua virgindade. Alguns anos mais tarde, o marido de Cecília se converteu, e, depois de contar a história da noite de núpcias para seu irmão, também fez com que ele se convertesse.

 

Junto com seu marido e seu cunhado, Cecília começou a converter várias pessoas ao cristianismo. A história chegou aos ouvidos de Turcius Almachius, prefeito de Roma, que era pagão e chamou Valeriano e seu irmão ao tribunal para exigir que ambos abandonassem o cristianismo, sob pena de morte. 

 

Os dois irmãos se recusaram, por isso foram condenados à morte e decapitados. Cecília também foi chamada ao tribunal, mas para revelar onde estavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados.

 

A moça se negou a dizer onde estavam os tesouros, que já estavam junto aos pobres. Mais tarde, o prefeito Almachius, descobriu que Cecília havia doado os tesouros e ordenou que a moça fosse levada ao templo para render homenagens aos deuses. 

 

Porém, Cecília usou sua convicção e fé para converter os soldados ao cristianismo e fazer com que desistissem de levá-la ao culto aos deuses pagãos. Isso deixou Almachius ainda mais nervoso. A estratégia seguinte foi ordenar que Cecília  trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água. 

 

A história conta que Cecília foi protegida por um milagre, nada aconteceu enquanto ela estava no local. Vendo que nada surtia efeito, Almachius recorreu à pena capital. Cecília levou três golpes de machado, mas não foi decapitada, permaneceu por três dias na posição em que caiu e viva, mas não resistiu mais tempo.  Durante seus últimos dias de vida, Cecília cantou hinos e louvores a Deus. Por isso, há anos é considerada como a padroeira dos músicos.

 

A história da Santa Cecília mostra que, diante das adversidades, foi a música quem esteve presente ao seu lado. Essa, talvez, seja a principal associação que se pode fazer da sua história com a vida dos músicos, para além de contextos religiosos.  Por isso, o dia do músico é celebrado no mesmo dia em que se homenageia sua santa padroeira.

 

Respeito aos músicos todos os dias

 

O Dia do Músico deve ser comemorado na data específica, mas o respeito e a homenagem a esses profissionais devem ser diários. A carreira de músico no Brasil é muito difícil, os países subdesenvolvidos são os que menos valorizam a arte, o que acaba prejudicando a jornada desses profissionais e suas carreiras. 

 

O profissional que trabalha com música não é apenas o cantor ou o artista que conquistou notoriedade e fama. Músicos são todas as pessoas que fazem da música a sua profissão e estudam para isso. É preciso ter perseverança, convicção, resiliência, estudar muito, aperfeiçoar suas técnicas e buscar sempre a evolução. Contar com tecnologias que possam auxiliar neste processo de aprendizado e estudo também é uma ótima alternativa.

 

A luta é diária e a valorização desses profissionais pode ajudá-los a continuarem suas jornadas. Se você conhece um músico, aproveite este dia do músico e mostre quanto o admira!

 

e-book história da música

Comentários