11 de fevereiro de 2021
Bom atendimento é quando o cliente tem suas necessidades, desejos ou prioridades atendidas. Isso pode ser transmitido durante a venda de um produto ou serviço, quando o vendedor se preocupa em entender o que o cliente precisa e entrega a melhor solução para ele, por exemplo.
Há também as situações em que o cliente teve algum problema com o produto comprado e recebe toda atenção e suporte para que a situação seja resolvida. O bom atendimento está diretamente ligado à experiência do cliente e sua satisfação. Embora pareça simples, muitas empresas ainda enfrentam grandes desafios nesta frente.
Neste artigo, listamos 5 dicas para um bom atendimento ao cliente. Confira a nossa lista e aplique em seu negócio!
O que é um bom atendimento ao cliente?
Se você já buscou dicas para um bom atendimento ao cliente na internet, provavelmente deve ter se deparado com textos que falavam sobre simpatia e disposição em ajudar. Porém, atender bem não é só ser cordial, educado e simpático com o cliente. Na verdade, esses aspectos são fundamentais para qualquer profissional, e tratar o cliente bem não é um diferencial, deve ser a regra. Um bom atendimento é aquele que:
- entende o cliente;
- o vendedor demonstra prazer em servir;
- transmite uma comunicação segura, clara, objetiva e transparente;
- acompanha o cliente até que o seu problema seja resolvido;
- é profissional, mas também é humano e empático.
O vendedor deve manter uma relação cordial com o cliente, mas isso não impede que ele se coloque no lugar do consumidor para entender suas dores. Um bom atendimento é aquele que não descansa enquanto o cliente não está satisfeito e teve uma experiência incrível.
5 dicas para um bom atendimento ao cliente
Confira a seguir 5 dicas para um bom atendimento ao cliente, através das quais você pode capacitar sua equipe de forma contínua.
1. Ouça o cliente
O cliente mal começou a falar e você já está oferecendo algum produto para ele? Esse tipo de atitude pode afastá-lo, fazendo com que ele procure um vendedor mais atencioso em outra loja.
Por isso, quando o cliente chegar até você, ouça tudo que ele tem para falar. Dê espaço para que ele fale o que quiser e evite fazer interrupções, apenas se for necessário para ajudá-lo. Além de mostrar ao cliente que você está atento, isso vai te ajudar a ter mais informações para atendê-lo da melhor forma.
2. Levante o máximo de informações que puder
Um passo adiante no tópico anterior, muitas vezes o cliente não recebe a indicação do que realmente precisa porque faltou informar algo importante para o vendedor. Mas isso não é culpa do cliente, pois é responsabilidade do vendedor ter as informações que precisa para entregar a melhor solução.
Por isso, ter um roteiro de perguntas básicas que devem ser respondidas e ouvir tudo com atenção pode te ajudar. Esse guia vai garantir que você tenha o mínimo de informações e vai oferecer uma base para que você possa desenvolver outras perguntas.
3. Demonstre disponibilidade
O cliente foi até a loja, conversou com você, tirou dúvidas, mas não comprou. Entregue um cartão com um meio de contato fácil para que ele possa voltar a conversar com você, caso seja preciso.
Quando o cliente entrar em contato, responda rapidamente, preste atenção nas perguntas e responda de forma clara. Evite deixar o cliente esperando, mesmo que não possa responder no momento, sinalize e informe que vai responder assim que possível.
Todas essas são alternativas que demonstram disponibilidade, que é um fator chave dentre as dicas para um bom atendimento ao cliente.
4. Domine tudo sobre os produtos e serviços que a loja oferece
Os equipamentos de som contam com muitas características e podem ser indicados para diferentes tipos de uso. Um bom vendedor entende profundamente sobre o produto que vende.
Construa uma imagem de especialista na sua área. Isso vai aumentar a confiança do consumidor sobre o seu produto e sua atuação e, dessa forma, além de comprar com você, o cliente vai indicar a sua loja para outras pessoas.
5. Ofereça suporte a todo o momento
Além de ser cordial, atencioso, ágil e um profundo conhecedor dos produtos que vende, preste todo o suporte que o cliente precisa, em qualquer momento. O relacionamento com o cliente não acaba quando ele compra um produto, pelo contrário, é nesse momento que ele começa.
O cliente vai voltar a procurar a sua loja caso tenha qualquer problema com o produto, seja de instalação, mal uso ou defeito. Esteja preparado para lidar com essas situações e seja tão rápido na resposta quanto foi na venda. Isso vai mostrar ao cliente que a sua loja tem responsabilidade com as vendas, além de transmitir a confiança de que seu problema será resolvido.
Se a dificuldade do cliente é com a venda, no entanto, por falta de conhecimento ou medo de adquirir o produto e não dar certo no ambiente dele, ofereça uma avaliação no local ou indique parceiros que oferecem esse serviço.
Ter um time de parceiros, que têm o mesmo compromisso com os clientes que a sua loja também é fundamental para construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Quer saber como abordar o seu cliente no momento da venda? Confira as dicas que listamos neste artigo!