16 de dezembro de 2021
Levar caixa de som para praia é um tipo de atividade de lazer bastante comum. Principalmente quando as pessoas vão em grupo. Uma pessoa leva a caixa de som, escolhe uma playlist que agrada a todos e deixa tocando durante todo o período em que a turma está na praia.
Para aproveitar esse momento de lazer, no entanto, é preciso escolher o equipamento certo e respeitar regras de convivência importantes. Caso contrário, o que é para ser um momento de descontração pode virar um grande problema. Continue lendo e veja como aproveitar um dia na praia com música, mas sem causar transtornos para ninguém.
Levar caixa de som para praia ou não: eis a questão
Levar caixa de som para praia é uma questão que gera muitas discussões. Isso porque, dependendo do volume em que a caixa está sendo usada, qualquer pessoa na praia pode chamar a polícia exigindo o cumprimento da lei de perturbação do sossego seja aplicada.
De acordo com a lei, gritaria, algazarra, abuso no uso de instrumentos musicais, sinais acústicos e outras situações em que o som excede o limite considerado aceitável são passíveis da aplicação de pena de prisão simples, de 15 dias a três meses ou multa.
Entenda qual é o impacto da música no comportamento e nas emoções humanas
Além disso, em alguns municípios existem leis específicas para punir pessoas que estão ouvindo música na praia de forma que incomode os outros no local. Esse é o caso de algumas cidades no Brasil.
Em Itapema (SC), foi aprovado, em 2021, o Projeto de Lei nº 105/2021, que proíbe o uso de caixas de som de qualquer tamanho, alto-falantes ou outros equipamentos que causem perturbação do sossego público nas praias, parques e ruas que dão acesso à orla da cidade.
Em Santos (SP), um projeto de lei também autoriza a fiscalização e a apreensão de caixas de som na praia. Algo semelhante aconteceu em Praia Grande (SP), uma lei de 2020 proíbe legislação que proíbe caixas de som, tendas ou barracas na praia, calçadão e logradouros públicos.
No Litoral Norte de São Paulo, as prefeituras de Caraguatatuba e Ubatuba atuam na fiscalização do uso de caixas de som para evitar que o barulho atrapalhe o sossego de pessoas que querem curtir a praia.
Antes de levar caixa de som para praia, informe-se sobre a lei do município. Por meio da legislação, é possível saber se algum tipo de som é permitido e até o nível de decibéis que o equipamento pode atingir.
Nos locais em que não há lei específica para regulamentar o uso de caixas de som na praia, vale o bom senso. Levar caixa de som para praia não vai causar nenhum problema se você manter o volume em um nível que não incomode as outras pessoas. Além de evitar desentendimentos com quem está ao seu redor, evitará problemas com a justiça.
Quais as características dos equipamentos de som para este uso
Para levar caixa de som para praia, é preciso que o equipamento ofereça alguns recursos, pois eles vão facilitar esse tipo de uso. Dessa forma, é importante que a caixa seja compacta, pois vai facilitar o seu transporte, permitindo que ela seja colocada em qualquer lugar. Pensando nisso, o peso também é importante, já que ele vai tornar o transporte mais leve.
A caixa de som para praia deve contar com recursos de conectividade, que permitam conectar à caixa a uma fonte de transmissão externa, como um smartphone, por exemplo. Essa facilidade torna o uso mais democrático, pois qualquer pessoa do grupo pode conectar a sua playlist na caixa.
Veja como funciona a transmissão de som via Bluetooth
Uma bateria interna é fundamental, já que na praia não existem fontes de energia disponíveis para ligar esse tipo de equipamento. Utilizando em um nível de volume baixo, o mais indicado para ambientes públicos e abertos, a caixa terá uma autonomia de mais de 15 horas de música.
Por fim, alguns recursos vão facilitar o transporte e deixar o uso mais fácil, como bolsa ou alça. Com essas facilidades você conseguirá levar caixa de som para praia e para todos os lugares que quiser. Agora, veja alguns modelos da Frahm que oferecem esses recursos e muito mais.
Dock Station Meet One
Esse modelo funciona em conjunto com o seu smartphone, permitindo que o equipamento seja acoplado ao seu sistema. Isso permite que, durante o uso, você tenha um local seguro para deixar o celular enquanto a playlist é reproduzida.
O design e o acabamento de alto padrão da Dock Station permitem que a caixa seja facilmente transportada. Assim, você pode levar caixa de som para praia e para outros lugares, como campings, praças ou até mesmo para o escritório. A caixa oferece uma qualidade superior de som nas transmissões de vídeochamadas.
E não é só isso, além dos inúmeros recursos de conectividade, a caixa conta com uma bateria interna que proporciona autonomia de até 20 horas de reprodução. Conheça todas as vantagens da Dock Station.
Strong One
Como o nome já diz, a Strong One é uma caixa forte. O equipamento conta com um material resistente e alça emborrachada reforçada. Isso permite que a caixa seja transportada para qualquer lugar.
Além disso, a Strong One também conta com certificação IPX5, que garante que ela é resistente a respingos, sprays e até jatos de água. Ou seja, ideal para usar em ambientes com água, como em área de piscina ou praia.
A caixa também conta com múltiplos recursos de conectividade e muito mais, veja quais são.
Darksound one
Essa é a caixa indicada para quem quer ter conectividade e autonomia. A bateria interna do equipamento proporciona autonomia de até 14 horas de música em volume médio. Assim, você pode sair de casa sem se preocupar com uma fonte de energia para conectá-la.
A Darksound conta ainda com a função TWS (Frahm Wireless Connect). Esse recurso permite que você conecte mais uma caixa. Ou seja, se estiver com um grupo maior de pessoas, não precisa colocar o volume no máximo, basta distribuir as caixas que todos vão conseguir ouvir.
Você consegue economizar bateria, ganhar autonomia e garante que o seu som não estará incomodando ninguém. Gostou de saber sobre essas tecnologias? Conheça mais sobre esse universo, baixe o eBook sobre Tecnologia no setor de áudio!