Por que você erra ao comprar caixa de som para sala


7 de julho de 2020


Por que você erra ao comprar caixa de som para sala

Comprar uma caixa de som para sala parece uma ação simples de ser realizada. Basta ir até uma loja ou pesquisar um modelo que combine com o ambiente e ofereça uma boa potência. Pensar dessa forma, porém, pode levar o usuário a uma série de erros. A aquisição de caixa de som para sala depende de diversos fatores. 

Para ajudar a evitar que erros sejam cometidos na hora de comprar uma caixa de som para o seu ambiente, preparamos este conteúdo. Nele, você vai descobrir quais comportamentos podem levar a uma compra equivocada. Acompanhe a leitura e confira!

8 erros que você deve evitar na hora de comprar caixa de som para sala

1. Desconhecer os sistemas de som

Existem dois sistemas de som que são mais utilizados para sonorizar a sala: 2.1 e 5.1. Basicamente, o sistema 2.1 reproduz o som com a mesma fidelidade que os nossos ouvidos receberia. É ideal para quem vai utilizar em ambientes conjugados. 

O sistema 5.1 é utilizado em home theater e é o mais recomendado para quem quer ter uma melhor experiência ao assistir filmes e séries. No entanto, não é recomendado para ambientes conjugados. 

Conhecer as características do seu ambiente e do objetivo de uso ajuda a identificar o recurso ideal para a sua sala.

2. Deixar o orçamento em aberto 

Definir um orçamento é importante para saber quanto você pretende investir. Isso vai ajudar a adaptar os produtos às suas necessidades. Por exemplo, você está pesquisando sobre um sistema de som, mas percebe que não cabe no seu bolso. Nesse caso, pode começar a pesquisar outras soluções com um custo mais acessível.

3. Comprar sistemas prontos

A falta de previsão de orçamento pode levar o cliente a cometer outro erro: comprar um sistema pronto. Depois de verificar que o equipamento desejado está fora da sua expectativa de investimento, o cliente pode ver no kit pronto uma solução. Menor custo, mas, aparentemente, o mesmo equipamento.

O principal problema desse tipo de aquisição é que um sistema pronto não é pensado para o ambiente específico que será sonorizado. É um recurso genérico e que pode causar um grande prejuízo. 

4. Falta de dimensionamento das caixas

A escolha do sistema e das caixas de som para sala devem ser escolhidos levando em consideração o ambiente. Como citamos anteriormente, por exemplo, em ambientes conjugados, o sistema 5.1 não é recomendado.  

Dessa forma, o cliente precisa fazer o dimensionamento, verificar se será possível posicionar as caixas de som da forma correta. No caso do sistema 5.1, é necessário posicionar uma caixa na parte central , duas caixas nas laterais e duas atrás do sofá. 

Um ambiente conjugado exigiria que as caixas fossem posicionadas juntas ou em locais muito opostos, prejudicando o resultado da sonorização.

5. Não avaliar as características do seu ambiente

Cada ambiente conta com características que podem contribuir ou prejudicar a sonorização. Ignorá-las pode ser um grande erro. Quando vemos um sistema de som em uso em outra casa, não sabemos quais são os fatores que fazem com que ele funcione bem ali, como a acústica do local, por exemplo. 

Um ambiente que recebeu tratamento acústico pode apresentar resultado diferente de outro, mesmo que ambos sejam, aparentemente, iguais e utilizem o mesmo sistema.

6. Deixar os acessórios de fora do planejamento

Os acessórios são fundamentais para o bom funcionamento do equipamento e para garantir uma vida útil prolongada. Deixar esses recursos de fora do planejamento vai fazer com que você adie a compra e coloque seu equipamento em risco ou até limite o seu potencial.

Alguns componentes, como filtro de linha, que passa energia limpa para o amplificador, ponto de energia, régua, entre outros recursos, ajudam na instalação do equipamento e não prejudicam o orçamento.

7. Ignorar tendências para o futuro 

A automação residencial é uma realidade na vida de muitas pessoas. Quem se preocupa com um bom equipamento de som para a casa, provavelmente vai se interessar por tecnologias que facilitem a sua rotina. Por isso, não pensar em como a caixa de som para sala pode conversar com uma futura automação pode causar transtornos no futuro.

Imagina investir em um equipamento completo, que corresponde a todas as suas expectativas, mas que não pode ser controlada à distância? Quando você decidir automatizar os recursos da sua casa, terá que investir em novos equipamentos de som. Um custo desnecessário, que pode ser evitado se tudo isso for considerado desde o início. 

8. Não procurar ajuda técnica 

Depois de muito pesquisar sobre qual o modelo de caixa de som para sala ideal, diversas dúvidas podem surgir. Nesse momento, os melhores meios de solucioná-las é entrando em contato com o fabricante. Não fazer esse contato, pedindo mais informações e até indicações de uso, podem levar ao erro.

O ideal é reunir as opções de marcas e entrar em contato com cada, assim você vai entender como cada empresa trabalha e terá uma prévia de como é o atendimento. A experiência que você tiver nesse momento vai te dar um panorama do atendimento em outras situações. 

Quer ajuda para escolher a sua caixa de som para sala? Converse com a nossa equipe técnica.

Comentários