Ciência por trás do som: como a mágica acontece


27 de agosto de 2020


Ciência por trás do som: como a mágica acontece

Quando pensamos em um projeto de sonorização, nos preocupamos com a qualidade dos aparelhos e a reprodução sonora, bem como com a sua potência. No entanto, sequer imaginamos como o som se reproduz naqueles equipamentos

 

O mesmo acontece com a ciência que está por trás de todo e qualquer som. Você sabe como os sons são reproduzidos e percebidos? Tem ideia dos diferentes efeitos que podem ser produzidos a partir dele? Muitas pessoas não sabem, por isso preparamos um conteúdo que vai explicar melhor sobre isso.

 

O que é o som e como é produzido?

 

Você saberia definir o que é som e como ele é produzido? Antes de ser reproduzido por uma caixa acústica, o som sofre diferentes influências do ambiente. São essas influências que permitem que nós possamos ouví-lo. 

 

Cientificamente, definimos como som qualquer vibração que um ser é capaz de ouvir, assim a música, a voz, a chuva caindo são consideradas como som. Essa vibração, percebida pelo aparelho auditivo, também é chamada de onda sonora e pode ter diferentes velocidades de movimento — as frequências. 

 

Um som é produzido quando mecanismos alteram a velocidade e a pressão do ar. Ou seja, a movimentação de uma quantidade de massa e de ar, bem como a sua variação, é capaz de fazer com que diversos sons sejam produzidos.

 

Por trás do som existe toda uma teoria que explica as interferências que ele pode sofrer ou que podem influenciar em sua reprodução. Preparamos um material onde explicamos melhor sobre a ciência por trás do som e outros aspectos, como a propagação do som, a acústica, os efeitos que o som pode causar no corpo humano quando é usado de forma excessiva ou exagerada e também como o próprio som pode ser alterado. 

 

Quer saber mais? Baixe o e-book Ciência por trás no som: como a mágica acontece e entenda mais sobre todo esse universo sonoro.

 

Ciência por trás do som

Comentários