Música para aliviar estresse na quarentena: como ter na sua casa


9 de novembro de 2020


Música para aliviar estresse na quarentena: como ter na sua casa

A música é um elemento tão comum em nossa rotina que, muitas vezes, não nos damos conta da sua importância. Ela está na trilha sonora dos programas de TV, nos jogos, na propaganda política, nos momentos de lazer e até em tratamentos. O uso da música para aliviar estresse pode ser desde uma forma de terapia até apenas uma opção de lazer. 

 

Durante a quarentena, a música foi um recurso importante para ajudar muitas pessoas a passarem pelo período de isolamento. O cuidado e a manutenção da saúde mental são essenciais em situações como essa e diversas terapias, combinadas com música, podem ajudar. Veja como a música pode ajudar a tornar o ambiente da sua casa mais tranquilo. 

 

A música como terapia

 

A música é uma terapia natural, inserida em nossa rotina, mas que muitas pessoas não se dão conta. Quando falamos que “começar o dia com música nos deixa mais animados, fazer faxina em casa é mais eficiente com música e tocar um instrumento proporciona satisfação e alegria” significa que a música está sendo usada como uma forma de terapia

 

Por outro lado, é possível utilizá-la de forma mais estratégica, com o objetivo definidos. A musicoterapia é uma prática que utiliza a música em diferentes contextos como clínico, educacional e social, para auxiliar no tratamento de saúde mental, no desenvolvimento e promoção da qualidade de vida e do bem-estar. A técnica pode ser usada de diversas formas e com objetivos distintos como: 

 

  • despertar ou modular emoções;
  • mudar a frequência cardíaca e respiratória;
  • causar relaxamento;
  • diminuir as dores;
  • aumentar a concentração;
  • diminuir a ansiedade e os sintomas depressivos;
  • auxiliar no desenvolvimento de habilidades de comunicação;
  • ajudar na recuperação e manutenção da memória;
  • melhorar o sistema imunológico;
  • facilitar a socialização;
  • melhorar o sono;
  • entre outros benefícios. 

 

O trabalho é desenvolvido por um profissional especializado, o musicoterapeuta, que desenvolve atividades focadas nos desafios do paciente. 

 

Em situações mais simples e que não exigem o diagnóstico profissional, como por exemplo no estímulo ao relaxamento durante o isolamento social, algumas práticas podem ser adotadas para tornar o ambiente mais harmônico e agradável. O uso da música para aliviar estresse na quarentena pode se tornar uma atividade frequente, sendo incluída na rotina da casa. 

 

4 dicas para usar a música para aliviar estresse na quarentena

 

1. Inclua a música na sua rotina

 

Parece algo simples e óbvio, mas muitas pessoas não têm a música como um elemento da rotina. Escutam música em alguns momentos do dia, ou apenas algumas vezes na semana, por isso não é um hábito. 


A ideia aqui é selecionar músicas que você gosta e sabe que ajudam a animar o seu dia. Crie uma playlist com todas as faixas e coloque para tocar assim que acordar. Faça suas primeiras atividades do dia com essa playlist e, se for possível, deixe-a tocando o resto do dia ou vá alternando para outras listas criadas por tipo de música ou finalidade da atividade.

 

2. Use a música como uma ferramenta

 

Uma ferramenta é algo que auxilia com determinada atividade que a pessoa precisa executar —  e a música, em alguns momentos, também se enquadra nesta categoria. No entanto, embora na maior parte das vezes seja algo benéfico para a saúde física e mental, a música também pode atrapalhar, se não for usada adequadamente. Pessoas que dividem a casa com a família precisam ter alguns cuidados na hora de inserir a música na rotina.

 

Certifique-se de que todos estão de acordo em conviver em um ambiente mais musical e de que também façam parte da seleção de músicas. Caso não seja possível envolver outras pessoas nessa nova rotina, tome o cuidado de usar um fone de ouvido ou um som portátil que pode ser colocado apenas no ambiente em que você está. 

 

3. Escolha as músicas certas

 

Um estudo realizado por um laboratório de neurociência da Inglaterra identificou quais são as 10 músicas mais relaxantes do mundo. A pesquisa revelou que a música que ficou em primeiro lugar reduziu em até 65% o nível de ansiedade dos participantes

 

Você não precisa usar essas mesmas músicas em sua playlist, mas pode identificar aquelas que te ajudam a relaxar e aí criar a sua própria seleção. Além disso, criar listas para momentos diferentes como para horas antes de dormir, para começar o dia etc. também podem ser boas ideias.

 

4. Tenha um ambiente acusticamente agradável

 

As experiências desagradáveis com a música podem ser causadas pela acústica do ambiente. Algumas pessoas não gostam de ouvir som em casa porque não se sentem confortáveis com a reverberação ou a forma como fica o resultado final. Isso pode ser causado tanto por um equipamento inadequado ou de má qualidade, quanto pelo próprio local que não tem uma boa acústica.

 

Observar alguns aspectos no local e com relação com os equipamentos usados vai ajudar a melhorar a sua experiência. Assim, você conseguirá usar a música para aliviar o estresse e não fazer com que ela seja mais um problema em sua casa.  Veja como melhorar o som ambiente na sua casa.

 

e-book história da música

Comentários