15 de março de 2022
Uma playlist de músicas para ouvir no trabalho pode te ajudar a ser muito mais focado e produtivo. A música estimula diversos dos nossos sentidos e desperta sensações no corpo humano. Porém, para utilizá-la a seu favor, é preciso escolher as músicas certas.
Neste artigo, você vai descobrir quais são os melhores tipos de músicas para ouvir no trabalho, além de encontrar playlists prontas para dar o play e começar a ser mais produtivo. Continue lendo e confira!
Quais são os benefícios de ouvir música no trabalho?
A música age de diversas formas na vida das pessoas, tornando-as mais alegres, relaxadas etc. Pesquisas mostram que a música também influencia na rotina de trabalho das pessoas, tornando-as mais produtivas.
De acordo com esses estudos, as pessoas que ouvem música enquanto estão trabalhando terminam suas atividades mais rápido e também apresentam ideias melhores, pois a música ajuda a melhorar o humor.
Isso tudo é possível porque a música ativa regiões emocionais do cérebro, que ajudam a aumentar a concentração, o bem-estar e o foco. Embora os estudos mostrem que alguns estilos de música são melhores do que outros para ouvir enquanto trabalha, isso pode variar de pessoa para pessoa.
Confira nossas dicas para escolher seu fone de ouvido para ouvir música no trabalho
Quais os melhores tipos de músicas para ouvir no trabalho?
Existem alguns tipos de músicas que são mais indicadas para serem ouvidas durante o trabalho. A seguir, você vai conhecer esses estilos, entender porque são indicados para ouvir no home office e conferir algumas opções de playlist.
Música clássica
Ouvir música é uma atividade que representa uma função cognitiva complexa no ser humano, sendo responsável por efeitos que afetam diretamente o funcionamento do cérebro.
De acordo com um estudo da Universidade de Helsinki, na Finlândia, ouvir música clássica aumenta a atividade dos genes envolvidos na sinapse, na aprendizagem, na memória e na produção de dopamina.
A dopamina é um dos neurotransmissores mais importantes para o sistema nervoso, pois ativa os circuitos de recompensa do cérebro. Por isso, também é chamado de “neurotransmissor do prazer”.
Outro estudo, realizado pela organização britânica Mindlab, revelou que a música clássica estimula a memorização e a assimilação das informações que estão sendo absorvidas no momento. Enquanto isso, uma pesquisa da Universidade de Caen, na França, revelou que a música clássica é capaz de aumentar a concentração em cerca de 12% comparado com outros tipos de músicas.
As músicas clássicas mais indicadas para aumentar a concentração e reter melhor as informações são dos compositores Bach, Handel, Vivaldi, Mozart e Beethoven.
Músicas animadas
Se o que você precisa é de animação e disposição para começar um dia de trabalho, então a sua playlist deve conter apenas músicas animadas. Esse tipo de som transmite uma energia positiva, fazendo com que quem está ouvindo se sinta mais feliz, empolgado e engajado.
Como falamos sobre a dopamina, a música animada ajuda a estimular mais a sensação de prazer, levando a pessoa a se sentir mais entusiasmada com a atividade que está executando. Quantas vezes você não colocou uma música bem agitada para fazer uma atividade que não queria, como uma faxina ou exercício físico?
De acordo com alguns estudos, a música pop é capaz de reduzir em 14% a incidência de erros no trabalho. Além disso, uma música animada, como uma dance music, pode aumentar a velocidade de leitura dos funcionários em 20%.
Músicas relaxantes e sons de natureza
Músicas relaxantes ou sons da natureza, que têm esse mesmo objetivo, são ótimas para reduzir os níveis de estresse. São indicadas, principalmente, para atividades e ambientes com muita pressão e que os funcionários estão sempre trabalhando com tensão.
Esse tipo de música ajuda a criar um equilíbrio no ambiente, evitando que o profissional acabe se estressando durante o trabalho. Dessa forma, ao trabalhar em home office, coloque uma playlist como essa para tocar enquanto você e as pessoas da sua sala trabalham.
3 dicas para ouvir música no trabalho
Escolha bons equipamentos e acessórios
Um bom fone de ouvido, ou mesmo a caixinha de som, se for sua preferência, faz toda a diferença na hora de ouvir música no trabalho. Você precisa contar com acessórios que garantam não apenas a boa qualidade da música, mas também conforto e segurança para a saúde de seus ouvidos.
Quer uma sugestão excelente? Conheça o fone de ouvido bluetooth Airbass One da Frahm e transforme seu home office!
Vá com calma
As primeiras músicas da sua playlist devem funcionar como uma introdução e não ir direto ao ponto, pois seu corpo e mente não vão reagir tão rápido. Por isso, monte uma playlist com músicas mais tranquilas e vá acelerando aos poucos.
Faça transições com as músicas
Depois das músicas de aquecimento, adicione músicas agitadas em sua lista, pois elas ajudam a melhorar o desempenho. É bom começar o dia com um gás, não é mesmo?
Evite suas músicas favoritas
As músicas que você mais gosta têm um apelo emocional muito grande. Isso é bom para outros momentos, mas não para o trabalho — já que elas podem atrapalhar a sua concentração. Além disso, para tarefas repetitivas, músicas com letras complicadas ou que contam histórias podem causar distrações e exigir mais do seu cérebro.
Quer equipar o seu home office e torná-lo o melhor ambiente para trabalhar? Saiba tudo sobre a caixa de som multiuso.