12 de janeiro de 2021
O ano de 2020 exigiu muito dos estudantes, pois toda a rotina em suas vidas sofreu mudanças. Deixaram de ir para a escola, passaram mais tempo dentro de casa, não puderam ver os colegas e ainda tiveram que estudar online. Toda essa mudança exigiu algumas estratégias, como o uso da música para focar nos estudos.
Se você não adotou essa estratégia na sua rotina de estudos, na de seus filhos ou alunos, continue lendo este artigo. Nele, vamos apresentar algumas dicas para quem quer melhorar a concentração nas aulas. Veja como usar a música para focar nos estudos!
Ensino em tempos de pandemia
A pandemia causada pelo novo coronavírus expôs muitos problemas e falhas em diferentes sistemas. O educacional foi um dos mais afetados e, consequentemente, alunos e suas famílias.
A necessidade de estudar a distância revelou que a maioria das escolas não estavam preparadas para oferecer aulas online. Professores também não estavam preparados para lidar com a tecnologia, além das famílias que não tinham internet, equipamentos e ambientes adequados para os alunos. Neste aspecto, os alunos do ensino público foram os mais impactados.
Assim, aos professores e às famílias coube usar a criatividade para proporcionar formas adequadas de aprendizagem. Após quase um ano de ensino online, pelo menos 15 estados se preparam para retomar as aulas presenciais.
Apesar da possibilidade de voltar para o ambiente escolar físico, as aulas online continuarão sendo uma opção para os alunos. Afinal, ainda não sabemos como será o decorrer do novo ano e se haverá necessidade de um novo fechamento desses espaços físicos.
Por esse motivo, alguns métodos e recursos ainda serão usados com bastante frequência. As ferramentas que os alunos usaram em 2020 para manter a concentração também serão aplicadas mesmo com a retomada das aulas. A música para focar nos estudos é um desses recursos.
Os diversos benefícios que a música oferece para o aprendizado, concentração e desenvolvimento humano se tornaram conhecidos para muitos brasileiros no último ano, e seguirão reforçando esta tendência ao longo de 2021.
Se você ainda não aproveitou os benefícios da música para focar nos estudos, veja as nossas dicas a seguir!
Como usar a música para focar nos estudos: veja 4 dicas
Tenha um ambiente adequado para estudar e ouvir música
O ambiente faz toda a diferença na hora dos estudos. O local deve ser tranquilo e longe de interferências sonoras, que podem prejudicar a concentração. Ou seja, a cozinha e a sala não são os locais mais adequados para estudar. O ideal é ter um local de estudos em um ambiente mais reservado, onde pode se fechar, como o próprio quarto, por exemplo.
Nesse local, além de estudar, você poderá colocar sua playlist para tocar sem incomodar outras pessoas.
Saiba quais músicas ajudam na sua concentração
A música tem o poder de causar muitas sensações nas pessoas, além da dicotomia de aumentar a concentração ou tirar o foco total do que está sendo feito, dependendo da escolha e da pessoa. Por isso, antes de colocar uma playlist para tocar no momento dos estudos, separe as músicas que você já sabe que te ajudam a se manter concentrado.
Se você ainda não sabe nenhuma, busque por algumas listas prontas e faça testes para ver como isso se adapta à sua realidade. Os especialistas recomendam sons instrumentais, música clássica, músicas relaxantes e outras nesse mesmo estilo como boas opções para começar.
Coloque a música na sua rotina de estudos
Muitas pessoas não estão acostumadas a estudar ouvindo música. Algumas acham que pode até prejudicar a concentração. Se você já tentou e não se adaptou, tente buscar outros estilos musicais, como os sons instrumentais.
Além disso, prepare o ambiente antes de começar a estudar. Coloque a sua playlist alguns minutos antes de pegar os materiais de estudo. Isso vai ajudar o seu cérebro a associar aquela atividade com o momento de concentração e começar a criar esse hábito. Evite usar a mesma música para focar nos estudos em outros momentos, para não confundir sua mente.
Invista nos equipamentos adequados para ouvir música
Por fim, tenha os equipamentos certos no ambiente. Se você precisa estudar com a música em um volume que te impeça de ouvir barulhos externos, o ideal é ter um fone de ouvido. Mas se a ideia é preparar o ambiente, deixando-o propício para o momento dos estudos, invista em equipamentos de som de qualidade.
Contar com caixas que emitam um som limpo e fluido ajuda muito quando o assunto é concentração, já que você não vai precisar parar a música ou ajustar as configurações da caixa o tempo todo. Procure fornecedores que possam te ajudar com isso e dê o play agora mesmo na sua música para focar nos estudos!